O Instituto de Assistência a Criança e ao Adolescente Santo Antônio – IACAS é composto por pessoas simples da comunidade que cansadas de ver tanta exclusão social e discriminação resolveram colaborar na construção de um mundo mais justo e fraterno inspirando-se em princípios cristãos, sem qualquer distinção quanto à raça, cor, sexo, credo político ou religioso .
O IACAS tem como objetivos: incentivar a criança e o adolescente, bem como sua família, na busca de sua dignidade; favorecer a formação, promoção e assistência, sobretudo às crianças e adolescentes em situação de risco, para sua efetiva (re)integração na sociedade; orientar e acompanhar o adolescente, de ambos os sexos, autores de atos infracionais, no cumprimento da medida sócio-educativa em liberdade assistida; mobilizar a comunidade a fim de esclarecer e divulgar o Estatuto da Criança e Adolescente; fomentar o art. 227 da Constituição da República Federativa do Brasil, estabelecendo que é dever da sociedade, do estado e da família, assegurar à criança e ao adolescente com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Em 1992 um grupo de pessoas da comunidade do bairro de Santo Antônio começou a distribuir sopa e realizar um trabalho de prevenção com adolescentes que moravam nas ruas de Manaus.
Com o tempo perceberam que esse trabalho apesar de relevante era pouco, perto de toda a problemática destes adolescentes. Surgiu à idéia de criar um lugar onde esses adolescentes pudessem realizar alguma atividade e dessa forma tirá-los da rua e incentivar a volta à escola. O espaço foi cedido e as obras foram realizadas com recursos de bingos, rifas e doações. Foi então criado o Projeto Renascer. Este projeto foi crescendo gradativamente e atividades como: balé, futebol e aulas de reforço eram oferecidas aos adolescentes que freqüentavam o projeto.
Em 20 de março de 2001, foi criado o Instituto de Assistência a Criança e ao Adolescente Santo Antônio, designado também pela sigla IACAS, antes Projeto Renascer, que se tornou uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado, com sede no município de Manaus, estado do Amazonas, e foro nesta capital, que atende crianças, adolescentes e suas famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário